Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Filosofia, estética e ciência
 

 R$ 78,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Maquiavelianas
Lições de política republicana

 

Sérgio Cardoso

Prefácio de Newton Bignotto

312 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-65-5525-097-8
2022 - 1ª edição

Ao contrário daqueles que imaginam a obra de Nicolau Maquiavel (1469-1527) restrita à sua época, Sérgio Cardoso, professor livre-docente do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, recupera neste livro a surpreendente atualidade do pensador florentino.
Estruturado em três partes, Maquiavelianas: lições de política republicana se debruça inicialmente sobre as rupturas operadas por Maquiavel no entendimento da tradição republicana em seu tempo. Destacam-se aí os temas do “regime misto”, o regime republicano, e da “divisão civil”, com seus humores conflitantes — o dos Grandes, os poderosos que aspiram sempre a mais poder, e o do povo, movido pelo desejo de liberdade e a recusa da opressão.
Num segundo momento, sem deixar de lado a leitura de O Príncipe, o autor concentra suas análises em duas obras menos estudadas de Maquiavel: os Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio e as Histórias florentinas. Nelas, investiga de perto o contínuo entrelaçamento entre história e política, movimento que também está presente no ensaio final, que condensa a terceira parte e relaciona Maquiavel e Montaigne, autores cujas reflexões políticas inauguram a modernidade.
Em diálogo afiado com o melhor dos estudos maquiavelianos em língua inglesa, francesa, italiana e portuguesa, Maquiavelianas revela o intenso e frutífero convívio de Sérgio Cardoso com os escritos de Maquiavel e seus intérpretes — percurso finamente detalhado por Newton Bignotto no prefácio. Com a clara eloquência de sua escrita, este livro consegue fazer com que o grande escritor, dramaturgo, filósofo e político florentino fale diretamente ao nosso tempo.


Sobre o autor
Sérgio Cardoso é Professor Sênior de Filosofia Política na Universidade de São Paulo, onde leciona no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas desde 1976. Graduou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e ingressou na Pós-Graduação na Universidade de São Paulo, em 1972, sob a orientação da professora Marilena de Souza Chaui. Realizou, em 1979, seu “doutorado de 3º ciclo”, sob a direção do professor Claude Lefort, continuando seus estudos na França até 1982, como bolsista do governo francês. Obteve o título de Doutor pela Universidade de São Paulo em 1991, com tese sobre a Crítica da Antropologia de Pierre Clastres. Especializou-se posteriormente no estudo da filosofia política e ética de autores do Renascimento italiano e francês, como Maquiavel e Montaigne, sobre os quais tem orientado mestrados e doutorados, e participado de vários grupos de trabalho no Brasil e no exterior. Atualmente seus estudos principais estão voltados para a investigação da grande tradição “republicana” da filosofia política, dos Antigos aos modernos.


Veja também
O Príncipe
Ensaios
A forma e o sentimento do mundo
Jogo, humor e arte de viver na filosofia do século XVIII

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779