Busca rápida
por título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Notícias  
17/05/2011

Amanhã, dia 18 de maio, os professores de Literatura Brasileira da USP Ivan Marques e Ricardo Souza de Carvalho autografam seus últimos lançamentos: Cenas de um modernismo de província e A Espanha de João Cabral e Murilo Mendes, respectivamente.

 

Em Cenas de um modernismo, Ivan estuda a obra dos quatro autores mais representativos da literatura modernista produzida em Minas Gerais nos anos 1920 e 30, descobrindo - no gauchismo de Carlos Drummond de Andrade, na ingenuidade elaborada dos poemas de Emílio Moura, na deriva contínua dos contos de João Alphonsus e no lirismo fantasioso dos personagens de Cyro dos Anjos - os traços de uma cultura cindida entre atraso e modernidade, própria de uma cidade jovem como Belo Horizonte, erguida sobre uma economia marcadamente rural.

 

Em A Espanha, Ricardo se debruça sobre duas das mais poderosas linhas de força da poesia brasileira no século XX: João Cabral de Melo Neto e Murilo Mendes. Valendo-se dos mais variados documentos - cartas, entrevistas, poemas, catálogos, revistas, dedicatórias -, muitos deles inéditos, o autor traça a trajetória de diálogos e amizades que os poetas brasileiros teceram com artistas e intelectuais como Joan Miró, Antoni Tàpies, Joan Brossa, Jorge Guillén e Rafael Alberti, entre outros, encontrando e desvendando afinidades entre ambos, como a afirmação de uma poética em que a imagem assume um papel central e um profundo amor pela Espanha.


<< voltar

© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779