Busca rápida
por título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Notícias  
25/02/2015

No dia 5 de março, às 19h, o Centro Universitário Maria Antonia e a Editora 34 realizam o lançamento do livro Artes plásticas e trabalho livre - de Dürer a Velázquez, de Sérgio Ferro, com debate entre o autor e os professores Roberto Schwarz e Jens Baumgarten. Após o debate haverá sessão de autógrafos e coquetel com a presença do autor.

O evento está sujeito a lotação, e senhas serão distribuídas 30 minutos antes do início do programa.

O livro analisa a produção artística do Renascimento enquanto fruto da resistência à exploração do trabalho artesanal, que se intensifica no final da Idade Média quando os ateliês adotam progressivamente a mesma organização das manufaturas. Sob essa ótica - e considerando a materialidade do processo produtivo das obras de arte, visto também como modelo em escala da dinâmica social -, o autor concentra seu exame nas operações materiais do fazer e nos procedimentos adotados pelos artistas para se diferenciarem dos artesãos: o virtuosismo, a denegação do fazer, a sprezzatura e o non finito. Sérgio Ferro revê neste livro os procedimentos estéticos empregados por Dürer, Leonardo, Tintoretto, Ticiano, Michelangelo, Caravaggio, El Greco, Velázquez e Rembrandt para conquistar um novo lugar para as artes plásticas, com consequências que se desdobram até hoje.

Sérgio Ferro foi professor de História da Arte e da Arquitetura na FAU-USP e na École d'Architecture de Grenoble. Foi também diretor do Laboratoire de Recherche Dessin/Chantier do Ministério da Cultura da França. Publicou o livro Arquitetura e trabalho livre, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas. Tem pinturas em diversos museus internacionais e obra de arquitetura classificada como monumento histórico. É Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres, nomeado pelo governo da França em 1992.

Roberto Schwarz foi professor de teoria literária da Unicamp. Publicou, entre outros, os livros Ao vencedor as batatas, Um mestre na periferia do capitalismo e A lata de lixo da história.

Jens Baumgarten é doutor em História da Arte pela Universidade de Hamburgo e professor do Depto. de História da Arte da Unifesp.

<< voltar

© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779