Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Ciências sociais
 

 R$ 109,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Conversas com sociólogos brasileiros

 


464 p. - 16 x 23 cm
ISBN 85-7326-361-X
2006

Nestas Conversas com sociólogos brasileiros, vinte e um dos principais expoentes das Ciências Sociais brasileiras narram suas trajetórias de vida pessoal e profissional, ao mesmo tempo em que discutem problemas fundamentais da teoria e prática sociológica no Brasil e no mundo.
     A importância central de Florestan Fernandes, seguido por Fernando Henrique Cardoso e Octavio Ianni, que inauguraram os estudos sociológicos na Universidade de São Paulo, a fundação do Cebrap e o desenvolvimento dos programas de pós-graduação nas várias instituições de ensino do país são alguns dos tópicos que perpassam quase todas as entrevistas. A ditadura militar implantada em 1964 é também tema recorrente, uma vez que marca de forma indelével os destinos de praticamente todas as gerações de intelectuais aqui reunidos.
     Dos estudos fundadores, preocupados com a questão da identidade nacional e com a sistematização da disciplina como ciência, até as linhas mais recentes de análise microssociológica, os depoimentos deste livro abordam as origens, a evolução e as atuais tendências da Sociologia brasileira, compondo um painel de grande interesse não só para os estudiosos do tema, mas para todos os que se interessam pela história e pelos rumos do país.
     Os entrevistados: Florestan Fernandes, Octavio Ianni, Fernando Henrique Cardoso, Juarez Brandão Lopes, Gabriel Cohn, José de Souza Martins, Luiz Werneck Vianna, José Carlos Durand, Benicio Viero Schmidt, Sergio Miceli, Elisa Reis, Brasilio Sallum Jr., Reginaldo Prandi, Renato Ortiz, Glaucia Villas Bôas, Maria Arminda do Nascimento Arruda, José Vicente Tavares dos Santos, César Barreira, Ricardo Benzaquen de Araújo, Ricardo Abramovay e Ricardo Antunes.

José Marcio Rego é economista e empresário, com dois mestrados (em Ciência Política pela Unicamp e em Administração Pública pela EAESP-FGV) e dois doutorados (em Comunicação pela PUC-SP e em Economia pela FGV-SP). Foi professor na PUC-SP e na FECAP, e professor visitante na Universidade de Buenos Aires. Como empresário atuou como usineiro no Mato Grosso do Sul e industrial em São Paulo, nos anos 1970 e 1980. É autor de cinco livros pela Editora 34, todos da série Conversas com... iniciada em 1996. Organizou, entre outros, os livros Inflação inercial, teorias sobre inflação e o Plano Cruzado (1986) e A grande esperança em Celso Furtado (2002). É membro do conselho editorial da Revista de Economia Política, curador da Casa do Saber em São Paulo e artista plástico. Atualmente, José Marcio é professor de Economia na EAESP-FGV para os cursos de graduação, mestrado e doutorado.



Veja também
O desencantamento do mundo
Todos os passos do conceito em Max Weber

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779