Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Comunicações e cultura contemporânea | Educação
 

indisponível  (R$ 59,00)
Avise-me quando disponível

         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Contando histórias em versos
Poesia e Romanceiro Popular no Brasil

 

Braulio Tavares


160 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-331-2
2005 - 1ª edição, 2009 - 2ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

É em tom de conversa, inteligente e bem-humorada, que Braulio Tavares explica neste livro as noções fundamentais da poesia. Resultado de várias oficinas literárias ministradas pelo autor no Teatro Brincante, em São Paulo, Contando histórias em versos também introduz o leitor, com a mesma leveza, no universo da poesia narrativa e da literatura de cordel brasileira.
     O livro se divide em três partes. Na primeira, são apresentados os principais elementos da linguagem poética: o ritmo, as rimas, os vários tipos de verso, as formas fixas, os esquemas métricos, o jogo das ideias e das imagens. A segunda parte aborda a poesia narrativa, isto é, textos que contam uma história em forma de versos, com destaque para o capítulo que ensina "Como contar uma história". A terceira e última parte apresenta um painel introdutório da literatura de cordel brasileira: suas origens, sua estrutura, o desenvolvimento do cordel ao longo do tempo e análises de textos exemplares dessa tradição.
     Utilizando textos das mais diferentes tradições literárias, de Drummond, Bandeira e João Cabral até a música popular ou mesmo uma piada da Internet, Contando histórias em versos: poesia e Romanceiro Popular no Brasil convida o leitor a conhecer um pouco mais sobre o universo da literatura escrita e oral, e pode ser uma importante ferramenta tanto para professores e alunos em atividades na sala de aula, quanto para leitores e escritores iniciantes de qualquer idade.


Sobre o autor
Braulio Tavares nasceu em Campina Grande, Paraíba, em 1950, e mora desde 1982 no Rio de Janeiro. Além de compositor de música popular, poeta, dramaturgo e organizador de antologias, publicou também obras dedicadas ao público infantil e juvenil, como A Pedra do Meio-Dia (1998), O flautista misterioso e os ratos de Hamelin (2006, Prêmio APCA) e A invenção do mundo pelo Deus-curumim (2008, Prêmio Jabuti 2009). Mantém há dez anos uma coluna diária no Jornal da Paraíba, cujo material está reunido no blog mundofantasmo.blogspot.com.


Veja também
A pedra do meio-dia ou Artur e Isadora
Literatura de cordel
Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação
Poema pedagógico

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779