 |
01/10/2025
A Editora 34 está na semifinal dos Prêmios Oceanos e Jabuti e na final do Prêmio São Paulo de Literatura 2025, que anunciou a lista de indicados nesta terça-feira (30/9).
Guerra – 1, da romancista e editora Beatriz Bracher, está entre os semifinalistas do Prêmio Jabuti 2025 na categoria Romance Literário e na final do Prêmio São Paulo de Literatura 2025, na categoria Romance. Este é o primeiro livro de uma trilogia que narra a Guerra do Paraguai a partir de documentos, fragmentos e relatos dos combatentes brasileiros, selecionados e organizados pela autora.
O Prêmio Jabuti 2025 também anuncio mais dois títulos da Editora 34 entre os semifinalistas. Tantra e a arte de cortar cebolas, estreia da jornalista e editora Iara Biderman na ficção, esta entre os semifinalistas na categoria contos. Chico Buarque em 80 canções, do jornalista André Simões, está na categoria Artes do prêmio. O livro celebra a obra de Chico Buarque com 80 ensaios, cada um sobre uma canção do Chico, traçando um painel representativo de toda a sua carreira, produzindo um estudo com rigor e profundidade, sem abrir mão de uma linguagem com sabor de crônica.
Em agosto, o Prêmio Oceanos 2025 anunciou os seus semifinalistas, incluindo Josoaldo Lima Rêgo com o livro de poemas A menor das tempestades. Numa linguagem extremamente concisa e nada confessional, em seus poemas o “eu” sai de cena para dar voz a outros personagens, historicamente silenciados e sob constante ameaça: indígenas, homens e mulheres do campo, mas também animais, plantas, rios e oceanos.
|  |