Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Ciências sociais
 

 R$ 107,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Mulher, casa e cidade

 

Antonio Risério


424 p. - 16 x 23 cm
ISBN 978-85-7326-597-2
2015 - 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

A mulher, a casa, a cidade: três substantivos femininos que, no entanto, não correspondem à substância e realidade das coisas, pois casas e cidades têm sido feitas desde sempre por e para homens, excluindo e reprimindo os desejos e desígnios femininos.
Neste livro composto de artigos e ensaios, Antonio Risério avalia a presença e o papel da mulher na arquitetura, urbanismo e design - no Brasil e no mundo - desde a Antiguidade até os dias de hoje, passando pela Idade Média europeia, pelas comunidades indígenas da América pré-colombiana e por cidades modernas dos quatros cantos, manejando uma bibliografia vasta e atualíssima, que ele articula com a leveza de uma conversa e o rigor da análise profunda e maturada.
Mas não é só. Sem perder de vista sua senda principal, o autor se embrenha muitas vezes por trilhas paralelas - mas igualmente importantes na construção de sua narrativa -, como a invenção do amor na poesia provençal ou as condições de vida das mulheres na Índia, para concluir com três ensaios dedicados a figuras de destaque na criação arquitetônica e urbanística brasileira: Lina Bo Bardi, Lota Macedo Soares e Carmen Portinho.
Ao final dessa longa e prazerosa jornada, é difícil não se perguntar, como quem sonha acordado: como seria uma cidade realmente fêmea, uma cidade feita para e pelas mulheres? E como seria o mundo?


Sobre o autor
Antonio Risério nasceu em Salvador, na Bahia, em 1953. Poeta e ensaísta, defendeu tese de mestrado em Sociologia, com especialização em Antropologia. Integrou grupos de trabalho que implantaram a televisão educativa, as fundações Gregório de Mattos e o hospital Sarah Kubitschek, na Bahia. Elaborou o projeto geral para a implantação do Museu da Língua Portuguesa (São Paulo) e do Cais do Sertão Luiz Gonzaga (Pernambuco). Escreveu, entre outros, os livros Carnaval Ijexá (1981), Avant-garde na Bahia (1995), A utopia brasileira e os movimentos negros (2007) e A cidade no Brasil (2012), os dois últimos publicados pela Editora 34.


Veja também
A utopia brasileira e os movimentos negros
A cidade no Brasil

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779