São Paulo: novos percursos e atores (sociedade, cultura e política)
(sociedade, cultura e política)
| |
Coedição: Editora 34/Centro de Estudos da Metrópole
400 p. - 16 x 23 cm
ISBN 9788573264845
2011
- 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Cidade multifacetada, plena de contrastes, conjugando dinamismo e exclusão, coração econômico do país marcado por vastas extensões de pobreza, São Paulo tem sido objeto de muitos olhares. Este livro realiza um balanço das principais contribuições recentes sobre a metrópole, discutindo os processos sociais, culturais, políticos e econômicos que a marcaram de forma mais eloquente na primeira década do século XXI, tendo em vista as análises existentes sobre os legados de períodos anteriores.
As últimas décadas têm sido marcadas por intensos processos de mudança, que transformaram características sociais e espaciais amplamente conhecidas da metrópole, ao mesmo tempo deslocando e recolocando desigualdades sociais em um ambiente de crescente heterogeneidade. Traçar um panorama dessas transformações é o objetivo deste livro. Dele participam alguns dos mais importantes pesquisadores da área, trazendo contribuições específicas sobre as várias dimensões da cidade.
São quinze ensaios que, na esteira de livros clássicos como São Paulo, 1975: crescimento e pobreza (1976) e Quando novos personagens entraram em cena (1988), procuram atualizar as visões sobre a cidade, agora em uma colaboração multidisciplinar que inclui as áreas de sociologia, história, antropologia, demografia, política, cinema e música.
Os textos têm autoria de Maria Encarnación Moya; Rosana Baeninger; Lúcio Kowarick; Camila Saraiva e Eduardo Marques; Maria Cristina da Silva Leme e Sarah Feldman; Alvaro Comin; Nadya Guimarães, Murillo de Brito e Paulo Henrique da Silva; Fernando Limongi e Lara Mesquita; Luciana Tatagiba; Adrian Gurza Lavalle, Graziela Castello e Renata Bichir; Esther Hamburger, Ananda Stücker, Laura Carvalho e Miguel Ramos; Teresa Pires do Rio Caldeira; Paula Miraglia; Gabriel Feltran; Vera da Silva Telles e Daniel Hirata.
Sobre o organizador
Lúcio Kowarick é professor titular do Departamento de Ciência Política da USP. Publicou diversos livros, entre os quais Viver em risco (Prêmio Jabuti de 2010). Recebeu em 2013 o Prêmio Florestan Fernandes (SBS), pela contribuição ao desenvolvimento da sociologia no Brasil. Foi chefe de departamento durante seis anos e membro do Conselho Universitário, trabalhou no Cebrap (1970-1975) e no Cedec (décadas de 1980 e 1990).
Veja também
|