Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Ciências sociais | Comunicações e cultura contemporânea
 


 R$ 77,00
         

        frete grátis  (saiba mais)

       




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

A utopia brasileira e os movimentos negros

 

Antonio Risério


440 p. - 16 x 23 cm
ISBN 978-85-7326-385-5
2007 - 1ª edição; 2012 - 2ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Avesso ao academicismo e alheio ao politicamente correto, o poeta, sociólogo e ensaísta Antonio Risério aborda neste livro atualíssimo o sempre controverso debate sobre a questão racial brasileira. Mobilizando noções de História, Política, Linguística, Sociologia, Semiótica, Estética e Antropologia com rara e poderosa intuição, o autor examina sob diferentes ângulos os mais variados aspectos relacionados ao tema, como as enormes diferenças da questão racial no Brasil e nos Estados Unidos; a influência africana em nossa história e cultura, da língua à literatura, da culinária ao urbanismo, da religião à música e ao cinema; a mestiçagem e o sincretismo como traço e valor do modo de ser brasileiro, e os movimentos negros na história do Brasil, desde a luta contra a escravidão até os atuais debates sobre cotas e ações afirmativas.
        Livro escrito não para os especialistas - embora com eles também dialogue - mas para um público amplo, A utopia brasileira e os movimentos negros desloca os problemas de seus nichos habituais e revela perspectivas insuspeitadas para a compreensão da realidade brasileira.

"Há livros que clamam por ser escritos. A utopia brasileira e os movimentos negros chega em boa hora e veio para ficar." (Eduardo Giannetti)


Sobre o autor
Antonio Risério nasceu em Salvador, na Bahia, em 1953. Poeta e ensaísta, defendeu tese de mestrado em Sociologia, com especialização em Antropologia. Integrou grupos de trabalho que implantaram a televisão educativa, as fundações Gregório de Mattos e o hospital Sarah Kubitschek, na Bahia. Elaborou o projeto geral para a implantação do Museu da Língua Portuguesa (São Paulo) e do Cais do Sertão Luiz Gonzaga (Pernambuco). Escreveu, entre outros, os livros Carnaval Ijexá (1981), Avant-garde na Bahia (1995), A utopia brasileira e os movimentos negros (2007) e A cidade no Brasil (2012), os dois últimos publicados pela Editora 34.


Veja também
Racismo e antirracismo no Brasil
O Atlântico negro
Modernidade e dupla consciência
Cultura popular: temas e questões
Temas e questões

 


© Editora 34 Ltda. 2018   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779