Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
História
 

indisponível  (R$ 89,00)
Avise-me quando disponível

         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Brasil e Argentina
Um ensaio de história comparada (1850-2002)

 

Boris Fausto
Fernando J. Devoto

Tradução de Sérgio Molina
(textos em castelhano)

576 p. - 16 x 23 cm
ISBN 85-7326-308-3
2004

Ao contrastar a história de duas nações tão distintas em suas semelhanças como Brasil e Argentina, é inevitável estabelecer uma série de paralelos. Mas até que ponto é válida a identificação dos populismos de Perón e Getúlio Vargas ou dos desenvolvimentismos de Frondizi e Juscelino Kubitschek, das ditaduras militares, com suas guerras sujas e suas feridas malfechadas, ou da eterna alternância de crises e planos econômicos, ora de salvação, ora de normalização? Por outro lado, é sempre tentador fazer drásticas distinções no campo social e político que podem cristalizar-se em estereótipos empobrecedores.
     Encarando esses riscos de frente, Boris Fausto e Fernando J. Devoto exploraram mais de 150 anos de história argentina e brasileira numa análise dialogada em que os limites e as possibilidades de aproximações e distinções são problematizados com acuidade e coragem. O resultado é um inédito panorama das duas realidades, cujo contraste revela com renovada nitidez fatos e aspectos muitas vezes esmaecidos pelo hábito do olhar. Com este livro, ganha a história comparada em geral e a de ambos os países, em particular. E ganha o leitor dos dois lados da fronteira, que verá com outros olhos o que há além e aquém dela.


Sobre o tradutor
Sérgio Molina nasceu em Buenos Aires em 1964 e mudou-se para o Brasil aos dez anos de idade. Estudou Ciências Sociais, Letras, Editoração e Jornalismo na USP. Começou a traduzir do espanhol em 1986 e verteu para o português mais de sessenta livros, de autores como Alejo Carpentier, Jorge Luis Borges, Ricardo Piglia, Roberto Arlt, Mario Vargas Llosa, Tomás Eloy Martínez, Ernesto Sabato, César Aira e Javier Cercas. Sua tradução para a primeira parte de D. Quixote foi premiada na 46º edição do Prêmio Jabuti (2004).


Veja também
Histórias do poder (3 vols.)
100 anos de política no Brasil
Organização de Alberto Dines, Florestan Fernandes Jr., Nelma Salomão
Conversas com historiadores brasileiros
Organização de José Geraldo Vinci de Moraes, José Marcio Rego
Um imenso Portugal
História e historiografia

 


© Editora 34 Ltda. 2019   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779