Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Biografias e memórias | Música
 

 R$ 98,00
         


Saiu na mídia 1
Saiu na mídia 2
Saiu na mídia 3



 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

O violão vadio de Baden Powell

 

Dominique Dreyfus


408 p. - 16 x 23 cm
ISBN 978-65-5525-035-0
2020 - 2a edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Nascido em Varre-e-Sai (RJ), em 1937, e criado no subúrbio carioca de São Cristovão, Baden Powell foi aluno de Meira, do Regional do Canhoto, e ainda menino passou a se apresentar no rádio e acompanhar ao violão grandes cantores da época. Frequentou o Beco das Garrafas e em 1960 conheceu aquele que seria seu grande parceiro, Vinicius de Moraes, com quem gravaria um dos discos mais marcantes da MPB, Os Afro-Sambas, em 1966. Convidado para o célebre show da bossa nova no Carnegie Hall, em 1962, não pôde ir. Acabou trocando a passagem de Nova York para Paris e embarcou em 1963 rumo à Europa, com um punhado de dólares no bolso e alguns contatos passados por Vinicius.
Na contramão dos bossanovistas que se radicaram nos Estados Unidos, o músico fez toda a sua carreira internacional na França e na Alemanha, mas voltando sempre ao Brasil quando a saudade apertava. Com um repertório amplo, que vai do samba ao clássico, do popular ao jazz, e que inclui composições próprias como “Samba da Bênção” (com Vinicius) e “Lapinha” (com Paulo César Pinheiro), Baden estudava horas e horas a fio todos os dias e desenvolveu uma técnica impressionante, que o levou a ser reconhecido como um dos maiores instrumentistas do século XX.
Esta nova edição revista e ampliada da biografia de Baden Powell acompanha toda a vida e obra do violonista falecido em 2000, com destaque para as suas temporadas europeias, bem documentadas pela autora Dominique Dreyfus, jornalista francesa apaixonada por música brasileira e amiga pessoal de Baden.


Sobre a autora
Dominique Dreyfus, nascida em Poitiers, na França, é pesquisadora de música brasileira e autora de Vida do viajante: a saga de Luiz Gonzaga (Editora 34, 1996). Trabalhou como jornalista especialista em Brasil no jornal Libération, dirigiu a edição francesa da revista Rolling Stone, produziu o programa Brésil-sur-Scène na Rádio Latina, e foi curadora geral das exposições MPB: Musique Populaire Brésilienne, na Cité de la Musique, em Paris, e Raízes da Música Brasileira, no SESC Flamengo, no Rio de Janeiro. Cineasta, já dirigiu vários documentários sobre a música popular brasileira.


Veja também
Raphael Rabello
O violão em erupção
A Era dos Festivais
Uma parábola
Vida do viajante: a saga de Luiz Gonzaga

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779