Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Economia, direito e política
 

 R$ 43,00
         

        frete grátis  (saiba mais)

       




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra

 

José Eli da Veiga


152 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-726-6
2019 - 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Estaria a humanidade comprometendo a biosfera do planeta Terra de maneira irreversível? Há cerca de 12 mil anos, o Homo sapiens passou a viver em um período de estabilidade climática, o Holoceno, que possibilitou o desenvolvimento da agricultura e o florescimento das civilizações. Mas, em algum momento do século XX, a influência das atividades humanas passou a alterar de forma decisiva o relativo equilíbrio da vida na Terra. O aquecimento global, a poluição, a destruição de campos e florestas, a acidificação dos oceanos e a perda de biodiversidade se aceleraram, e muitos cientistas procuram demonstrar que já vivemos em um novo período geológico: o Antropoceno, em que o homem passou a ser o principal vetor de mudanças biogeoquímicas no planeta.
Neste livro, José Eli da Veiga, um dos principais estudiosos brasileiros do desenvolvimento sustentável, analisa a emergência do Antropoceno à luz dos debates científicos mais recentes - abordando criticamente as ideias de James Lovelock, Paul Crutzen, John Elkington, Peter Ward, Steven Pinker, Kate Raworth, Tim Lenton, Yuval Harari e vários outros -, e discute os parâmetros epistemológicos que poderão ajudar no desenvolvimento de uma nova e promissora ciência, a Ciência do Sistema Terra. Esta, integrando as ciências naturais às ciências humanas, pode ser decisiva para que nosso planeta venha a ser um espaço habitável, seguro e justo para a humanidade.


Sobre o autor
José Eli da Veiga nasceu em São Paulo, em 1948. É professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). Por trinta anos (1983-2012) foi docente do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), onde obteve o título de professor titular em 1996. Além de artigos em periódicos científicos nacionais e estrangeiros, e diversos capítulos de obras coletivas, publicou mais de vinte livros, entre os quais: Amor à ciência: ensaio sobre o materialismo darwiniano (Senac SP, 2017), Para entender o desenvolvimento sustentável (Editora 34, 2015) e A desgovernança mundial da sustentabilidade (Editora 34, 2013). É colaborador das colunas "Opinião", do jornal Valor Econômico, e "Análise", da revista Página 22.



Veja também
A desgovernança mundial da sustentabilidade
Para entender o desenvolvimento sustentável
O que os economistas pensam sobre sustentabilidade
Organização de Ricardo Arnt

 


© Editora 34 Ltda. 2019   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779