Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Biografias e memórias | Ciências sociais | História
 

indisponível  (R$ 83,00)
Avise-me quando disponível

         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Minha formação

 

Joaquim Nabuco

Apresentação de Alfredo Bosi

288 p. - 16 x 23 cm
ISBN 978-85-7326-486-9
2012 - 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

"A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil" - escreveu Joaquim Nabuco numa passagem central, e desde então muito citada, de Minha formação. Publicadas em forma de livro em 1900, estas memórias são ainda hoje um dos documentos mais belos e instigantes sobre a formação de um intelectual e homem público brasileiro.
         Passo a passo, de maneira não linear, mas seguindo o fluxo dos afetos e das inquietações da inteligência, Nabuco desenha aos olhos do leitor sua infância num engenho da zona do Cabo, em Pernambuco, os estudos em São Paulo e Recife, as leituras, as campanhas políticas durante o Segundo Reinado, o impacto de metrópoles como Londres, Paris ou Nova York e, cerne de sua atuação, o seu compromisso profundo com a libertação dos escravos, a questão crucial do país no último quarto do século XIX.
         Este volume segue a edição princeps anotada pelo autor e inclui, em apêndice, dois textos raros: a versão original do célebre capítulo "Massangana", redigida em francês por Nabuco, e um resumo autobiográfico, datado de seu segundo período norte-americano, que permaneceu até hoje inédito em português. O volume conta ainda com apresentação de Alfredo Bosi, professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, que aponta, na prosa memorialística de Nabuco, os momentos de força que assinalam a tomada de consciência daquele que seria o mais influente de nossos abolicionistas.


Veja também
Racismo e antirracismo no Brasil
Conversas com historiadores brasileiros
Organização de José Geraldo Vinci de Moraes, José Marcio Rego
Céu, inferno
Ensaios de crítica literária e ideologia

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779