Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Biografias e memórias | Ciências sociais
 

 R$ 100,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Conversa em família
moinho, esmola, moeda, limão

 

Bolívar Lamounier

(Editora Augurium)

432 p. - 16 x 23 cm
ISBN 85-9835-101-6
2004 - 1ª edição

Tomando como fio condutor a origem de sua família, Bolivar Lamounier faz ampla exploração sobre a história europeia e brasileira, num âmbito temporal que remonta à Idade Média. Bem-humorado e saboroso, mas denso e reflexivo, seu texto guia a leitor por um enorme emaranhado de temas históricos e estimula o apetite para o estudo das ciências humanas, da literatura e de vários idiomas.
     A obra está dividida em duas partes. Na primeira, intitulada "Antepassados Imaginários", a pretexto de investigar quatro possíveis origens etimológicas de seu próprio sobrenome — moinho, esmola, moeda, limão —, o autor na verdade explora quatro importantes aspectos de passagem de Idade Média ao mundo moderno: 1) o feudalismo e o advento de novas técnicas e formas de organização social, e partir do ano 1.000; 2) a pobreza, a transformação das ideias religiosas sabre a caridade e a formação das modernas ideologias políticas; 3) a difusão da economia monetária, a formação dos Estados nacionais e o nascimento do capitalismo; 4) a busca das especiarias, impulso econômico da Era dos Descobrimentos, e as guerras de religião que acorreram na Europa durante os séculos 16 e 17.
     A segunda parte é dedicada a "antepassados de carne e osso". Ao traçar o perfil de quatro antepassados reais, Lamounier reflete sobre toda a história brasileira, do período colonial aos nossos dias. O capítulo 6 oferece uma ampla síntese do período colonial, com destaque para a descoberta e a exploração do ouro em Minas Gerais, bem coma para o povoamento e a formação das fazendas da região. Os capitulas 7 a 10 focalizam as figuras de Antonio Alonso (o primeiro Lamounier que chegou ao Brasil, no século 18), de Godofredo (político republicano do final do Império, constituinte em 1890-1891), do compositor Gastão Lamounier e de Levindo Lamounier, agricultor no oeste de Minas. Através desses quatro personagens, Bolivar discorre sobre as tentativas de povoar o interior brasileiro no período colonial, a transição do Império para a República, os primórdios da música popular brasileira e a vida interiorana nas primeiras décadas do século 20, nos albores da industrialização.


Veja também
A aparição do demônio na fábrica
Origens sociais do Eu dividido no subúrbio operário
Paisagens da memória
Autobiografia de uma sobrevivente do Holocausto
Escritos urbanos

 


© Editora 34 Ltda. 2021   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779